Modo de preparo
Não retire o peru da embalagem, deixe-o num vasilhame para que descongele. Ainda sem remover a embalagem, leve-o nosso peru de natal para o refrigerador e deixe na prateleira mais baixa durante cerca de 72 horas. Pegue aquele saquinho que vem com os miúdos, tire-os da embalagem e cozinhe com um temperinho básico de azeite, alho e sal a gosto. Desfie o pescoço do peru e corte os outros miúdos. Reserve.
Acomode o peru em uma assadeira grande, e amarre as asas e as coxas com barbante (ou fio dental) e ajuda de palitos de madeira (podem ser aqueles de dente mesmo) em seguida cubra tudo com papel alumínio. Pré-aqueça o forno e asse a cerca de 200ºC (fogo médio).
Retire o papel alumínio, besunte o peru de natal a cada 20 ou 30 minutos com a manteiga ou margarina e cozinhe até o termômetro pular (leva pouco mais de 2 horas). Nunca deixe a assadeira (ou refratário) ficar seco, se achar necessário acrescente uma xícara de água aos poucos.
Frite o bacon no azeite. Junte a cebola e refogue. Acrescente as azeitonas, o queijo parmesão, ameixas, pimenta, a farinha de mandioca, cheiro-verde e sal a gosto. Nesta hora você deve acrescentar também os miúdos que havia reservado. Misture.
Depois de retirar o peru do forno, posicione-o numa bandeja (ou onde for servi-lo) e remova o barbante e os palitos.
Para o molho
Leve a assadeira ao fogão, acrescente lentamente o champanhe e mexa bem raspando o fundo sempre para pegar o gostinho. Deixe ferver por alguns minutos (10 basta), passe num coador e sirva num recipiente para acompanhar o peru de natal.